

Cirurgião-Dentista, Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia
Professor de Graduação Odontologia ATITUS Educação - Porto Alegre
Professor de cursos de Especialização e Atualização
DDS, MSc, PhD
CRORS 22.656
Endodontista Clínico e Microscopia Operatória
Habilitado em Endodontia Guiada (EndoGuide)
Abescesso Dentário
Um abcesso dentário é um acúmulo de pus no dente ou gengiva devido a uma infecção bacteriana. O abcesso pode ocorrer em diferentes regiões do dente por razões diferentes. Um abcesso periapical ocorre na ponta da raiz dentária, enquanto que um periodontal ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente.
Eles Acontecem por diferentes fatores, mas o importante a saber é que se trata de uma infecção instalada e que deve ter seu diagnóstico realizado rápido para que o tratamento tenha o melhor prognóstico. Acontece quando uma bactéria se instala em alguma cavidade entre a gengiva e os ossos da face ou pescoço, ou um dente infeccionado (cárie, infecção persistente pós tratamento de canal) e que não recebe tratamento apropriado.
Entre os fatores mais associados ao surgimento de abscesso estão:
-
Falta de higiene oral.
-
Dieta rica em açúcar.
-
Infecções persistentes
Em geral existe uma dor aguda, aumento da sensibilidade na região ao msatigar, vermelhidão e aumento de temperatura na área afetada que pode atingir a gengiva ou pele, sensibilidade ao toque, drenagem de pus e dificuldade de abrir a boca.
Outros sinais de abcesso dentário podem ocorrer ainda como:
-
Náusea
-
Vômito
-
Febre
-
Calafrios
-
Diarreia.
É possível diagnosticar um abcesso dentário apenas com um exame físico. Porém, pode ser necessário realizar exames complementares como um raio-x ou tomografia do dente para verificar se não há infecções em outras áreas ou uma possível fratura do dente envolvido, assim existe uma maior precisão do diagnóstico. A Imagem abaixo mostra um Raio X esquematizando a extensão de uma Lesão Periapical em que clinicamente apresenta uma fístula (local de drenagem) vestibular.
Quando necessário e indicado será realizado um pequeno corte no abcesso, retirado o pus e higienizada a área com uma solução salina. Isso impede que a infecção aumente ou retorne.
Por vezes será indicado o Tratamento ou Retratamento do Canal no dente envolvido. Este procedimento pode ajudar a eliminar a infecção e salvar o seu dente. Em casos extremos como de uma fratura da raiz, será indicada a extração do dente.
Como complemeto poderá ser indicado o uso de Antibiótico e Antiinflamatório.
No consultório, ainda lanço mão da tecnologia da Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT) que consiste no uso de um corante
fotossensibilizador combinado com um Laser Vermelho para descontaminação, analgesia e fotobiomodelação.
Um abraço, nos vemos no consultório,
Dr. Felipe Barros Matoso.


