
Cirurgião-Dentista, Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia
Professor de Graduação Odontologia ATITUS Educação - Porto Alegre
Professor de cursos de Especialização e Atualização
DDS, MSc, PhD
CRORS 22.656
Endodontista Clínico e Microscopia Operatória
Habilitado em Endodontia Guiada (EndoGuide)
Laserterapia
Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia, principalmente através dos conhecimentos da física, tem propiciado o advento de novos equipamentos, utilizados nas áreas do diagnóstico e da terapêutica.
Os lasers são fontes de radiação eletromagnética, ou luz possuindo características especiais que a diferem de outras fontes. O nome Laser expressa exatamente como a luz é produzida: LightBy Stimulated Emission Of Radiation, que significa Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.
A Odontologia, tardiamente, demonstrou interesse nessa especialidade médica, utilizando a luz como terapêutica efetiva, através dos trabalhos de Taylor, Skear e Roeber em 1968, que observaram em seus experimentos o efeito do laser de cristal de Rubi nos dentes e na mucosa.Várias são as aplicações dos diferentes tipos de Laser na Odontologia.
Pode-se fazer desde um simples diagnóstico de cárie que identifica diferenças de comportamento óptico entre o tecido sadio e cariado; pode-se utilizar o laser com potências mais altas com finalidade terapêutica na hipersensibilidade dentária, em lesões traumáticas da mucosa, aftas, gengivites, periodontites, pericementite, herpes simples, entre outros e cujos efeitos são: aliviar a dor, estimular a reparação tecidual, reduzir edema e hiperemia nos processos inflamatórios.

Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT) em Endodontia
A terapia fotodinâmica abtimicrobiana (aPDT - Antimicrobial Photodynamic Therapy) consiste na associação de um agente fotossensível à uma fonte de luz Laser, com o objetivo de realizar a redução microbiana pela morte celular ou redução da virulência microbiana. Um dos protocolos indicados para o aPDT nos canais radiculares é a associação do corante azul de metileno a 0,005% ou 0,01% (como agente fotossensível) com o Laser no comprimento de onda vermelho. A irradiação é realizada no interior do canal radicular a fim de promover uma descontaminação adicional do sistema de canais radiculares após o preparo convencional, não substituindo nenhuma técnica já consolidada.

